Para você que tem Máquina de Fazer Pão e se cansou de fazer sempre aquelas receitas do manual, venha conhecer quantas outras delícias você poderá fazer.

terça-feira, 23 de março de 2010

Pão de Cachorro Quente

Imprimir Página
Esse pão é o favorito do meu marido, ele adora comer cachorro quente feito com esse pão.


Pão de Cachorro Quente


* copo de medida de 240 ml

Esponja:
200 ml de leite morno
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de farinha de trigo

Em uma vasilha misture tudo muito. Coloque essa mistura na máquina de pão e feche a tampa, deixe descansar por uns 10 minutinhos. Depois adicione o restante dos ingredientes abaixo:

Massa:
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de margarina
1 ovo
2 1/2 copos de farinha de trigo

Ligue a máquina usando o ciclo massa, no término do ciclo remova a massa molde seus pãezinhos, coloque na forma, cubra e deixe crescer por 30 minutos ou até dobrar de volume.
Pincelar 1 ovo batido e assar no forno convencional a 180 graus por 20 minutos, ou até que os pães estejam levemente dourados.
Para embalar: deixe esfriar totalmente e depois de frio embale em saquinhos plásticos bem vedado para manter a macies.

Dica: Eu aqueci o forno a 180 graus por 3 minutos, desliguei e coloquei os pães para crescer dentro do forno desligado.

Como moldar os pães:
Cada receita rende 8 bisnagas daquelas grandes da padaria. Separar a massa em oito porções e abrir com rolo de macarrão numa tira com uns 10 cm de largura. Enrolar como rocambole e colocar na assadeira untada.



Essa receita também pode ser usada para fazer bisnaguinhas, fica uma delicia!
Essas foram feitas pela Ana.


Também pode-se usar a mesma massa e moldar pães de hamburguer. Basta fazer uma bolinha, achatar e fazer os riscos com uma faca como preferir. Depois da massa crescida é soh pincelar um ovo batido e se gostar salpicar gergelim.


A Iara fez a versão integral dessa receita, trocando toda a farinha de trigo branca pela integral.

12 comentários:

  1. Esse pão é o favorito da família. Adoro jogar por cima, uma caldinha de leite condensado com coco.
    hummmmmmmm... delícia!

    ResponderExcluir
  2. Iara
    Agora aqui em casa só comemos cachorro quente com esse pão!
    Vou experimentar sua dica da calda de leite condensado com coco.

    ResponderExcluir
  3. quero saber se pode fazer esse pão com farinha de trigo que ja vem com fermento

    ResponderExcluir
  4. Jully
    Nunca fiz esse pão usando a farinha com fermento, mas acho que não deve ter problema. Mas ainda assim vc deve usar o fermento biológico seco pedido na receita, pois esse fermento que vem na farinha é fermento para bolo, tá! ;)

    ResponderExcluir
  5. Olá, essa receita é muito boa mesmo, aqui em casa todos amaram. Mas tenho uma observação a fazer: como o fermento seco não me faz bem - eu o substitui pelo fresco e o dilui no leite, para preparo imediato.

    ResponderExcluir
  6. Lindissímos! Também vou experimentar, aqui todos adoram cachorro quente e nem sempre se acha um pãozinho bom.

    Liliane

    ResponderExcluir
  7. Que lindo ficou seu pãozinho.
    tenho uma dúvida, quando a máquina termina de amassar, a massa fica no ponto de enrolar, ou fica meio mole, pois achei a quantidade de trigo muito pouca.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Peço ajuda. Segui rigorosamente as medidas da receita, e como já desconfiava a Jacky, a massa ficou muito mole, impossível de enrolar, pegajosa. Com dificuldade consegui dividir em bolinhas (ficaram irregulares e não deu para fazer o corte em X ). Sem muita esperança botei para assar e para minha surpresa ficou gostoso. Então a receita e` boa mas acho que tem um erro na quantidade de trigo.
    Enrique

    ResponderExcluir
  9. Enrique e Jacky,
    Dependendo da marca da farinha de trigo, talvez é preciso colocar um pouco mais de farinha de trigo, até a massa solta das mãos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Aloana, obrigado por responder. Eu usei a Dona Benta reserva especial. Até achei um site que recomenda tua receita para fazer pão de hambúrguer, mas ressalva que sai da maquina “bem molenga e meio grudenta” http://www.nacozinhadocarlos.com/todas/pao-de-hamburguer-na-maquina-de-fazer-pao/.
    Como não tenho experiência na área e como da consistência da massa só fico sabendo depois dos 90 minutos do ciclo massa não saberia dosar um aumento de farinha. Você me recomenda aumentar quanto de trigo, aprox. 100 gramas? Obrigado
    Enrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enrique, não consigo falar em gramas, o que posso dizer é que, em quanto a massa está no início do ciclo massa, observe se a massa está grudando nas laterais. Se estiver, coloque uma colher de farinha, se ainda estiver grudando, coloque outra. Espere a massa absorver toda a farinha e observe se ainda gruda. Você deve fazer isso até obter uma bola lisinha e que não grude nas laterais. Espero ter ajudado.

      Excluir
  11. Eu amo essa receita, sempre dá certo. Obrigada por compartilhar. Abraços!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LinkWithin